Eu me chamo Patrícia Herlander, sou formada em odontologia e, há alguns anos, frequento Paris. Sou completamente encantada com a França, mas particularmente fascinada com a beleza e o charme de Paris.

Paris respira arte, cultura, história, arquitetura, tradição e muito mais. E, resolvi fazer este blog para contar um pouco desse lugar incrível, porque, praticamente, eu respiro Paris.

A França é um dos lugares mais visitados do mundo. E, Paris, capital da França, a cidade Luz é a primeira na lista das cidades na Europa a receber turistas de todas as partes do mundo. Mas, não importa o número de visitas que você já tenha feito a França. Nem mesmo se você mora ou morou lá. É bem provável que você nunca conheça a quantidade de lugares lindos e únicos que este país oferece.

No meu blog quero falar do que gosto e das minhas experiências em Paris. Pensando naqueles que estão de passagens compradas, ou aqueles que estão planejando uma visita à capital francesa, tenho certeza que posso dar uma série de dicas importantes. E, aqueles que, como eu, são habitués, podem enriquecer ainda mais este blog, deixando uma sugestão nos comentários.

Para começar, aí vai algumas Informações básicas:

  • Brasileiros não precisam de visto para a França, permanência por até 90 dias, mas é preciso fazer o seguro viagem.
  • Em qualquer arredor de Paris, é possível encontrar uma estação de Metro, também tem a opção de táxis.
  • A moeda é EURO, os franceses se comunicam muito em inglês.
  • A culinária francesa é fantástica e os champanhes e vinhos tem excelentes preços.
  • A hospedagem pode ser em Hotéis ou studios, esses últimos compensam mais quando se trata de mais de uma pessoa.
  • Os franceses tem o hábito de todo dia ir ao mercado, bem diferente de nós que fazemos grandes compras.
  • Cada bairro tem o seu charme, acho interessante sempre tentar ficar pelo menos em dois hotéis, com diferentes localizações.
  • O sistema de saúde pública funciona, eles prezam a igualdade, também não importa se você é francês ou estrangeiro, sempre terá o mesmo tratamento.
  • No domingo nada funciona, às vezes se torna difícil, são poucas lojas na Champs Elysées que ficam abertas, mas também é possível encontrar algumas nos bairros Marais e Montmartre.
  • É importante estar atento ao Tax free (Détaxe),  o reembolso de 12% do valor. Normalmente eles pedem o passaporte e te entregam o envelope com as notas, com opção de dinheiro e cartão de crédito, eu prefiro no cartão, pois o valor é um pouco maior e não precisa ficar em filas.
  • Quando se faz compras em Galeria Lafayette, Printemps e Le bon Marché Rive Gauche, existe um setor específico para pegar os envelopes, é interessante sempre deixar para fazer no final depois de todas as compras e no mesmo dia. No dia do embarque, antes de despachar as malas, é necessário estampar e entregar os envelopes, pois eles podem querer verificar a compra.

Bon Voyage!